Vida de Mãe | Baby Blues Eu Tive Quais os Sintomas e Como Tratar
Vida de Mãe | Baby Blues Eu Tive Quais os Sintomas e Como Tratar
Vida de Mãe | Baby Blues Eu Tive Quais os Sintomas e Como Tratar
Oi gente tudo bem com vocês?
Hoje a conversa é sobre o Baby Blues, o que é isso? Quais os sintomas? E vou contar também o que aconteceu comigo.
Bora lá então:
Bom o Baby Blues é muito mais comum do que se imagina, apesar do momento feliz da chegada do nosso bebê, muitas de nós entramos ou nos pegamos em meio a tristeza, um sentimento ruim, uma angustia , e isso nos deixa pior ainda, pois é um momento que deveria ser de felicidade não é mesmo?
Mas estamos felizes e amando ter nossos bebês, mas esse sensação de tristeza esta presente.
Tenho certeza que a maioria das recém – mamães passaram por isso!
Eu passei por isso e confesso que as vezes ainda passo, mas ao longo da nossa conversa conto mais sobre mim.
Mas o que são os Baby Blues?
Baby Blues é uma alteração transitória de humor que atinge entre 50% a 80% das mulheres e aparecem logo após o 3º ao 5º dia do parto, geralmente esta ligada a questões hormonais, e é um mix de incertezas, inseguranças, medos, cansaço, acabam contribuindo para que isso aconteça.
E até é considerada uma forma menos grave de depressão pós parto
Quais os sintomas do Baby Blues?
Os sintomas são:
- Inpaciência
- Irritabilidade
- Ansiedade
- Choro sem motivo
- Mudança de apetite
- Tristeza sem motivo
- Insônia
- Mudança de humor
- Dificuldade de concentração
Bom eu tive alguns desses sintomas o mais forte foi o choro sem motivo e confesso que era um choro compulsivo, e vinha do nada, incontrolável, tive mudança de apetite também, tanto é que na gestação engordei apenas 7 quilos e logo que sai do hospital ja tinha praticamente perdido esse peso, mas recuperei (estou bem gordinha), e também tive alguns picos de tristesa sem fim.
Qual é a causa do Baby Blues?
Estudos dizem que elees estão relacionados com mudanças hormonais que ocorre no período da gestação e novamente depois do parto elas podem produzir alterações no cérebro que podem resultar em depressão. E também as mudanças com a chegada do bebê que acaba alterando a rotina, o sono, emoções, enfim.
Quanto tempo dura o Baby Blues?
Bom ele acontece algumas vezes ao dia, e dizem que dura em média até 15 dias após o parto, mas gente não se iludam, a maioria das recém – mamães com que conversei e comigo também, duram muito mais que isso, talvez de forma mais esporádicas, mas a Lív já tem 3 meses e eu anda sinto alguns sintomas as vezes.
Como Tratar o Baby Blues?
Bom existem algumas formas de tratar, ua delas e acho que a principal é pedindo ajuda, vamos entender melhor isso.
- Conversar com alguém que você confie, ou que até já passou por isso também que irá entender melhor o que esta acontecendo, chore, desabafe.
- Pedir ajuda nas tarefas diárias, não ter vegonha de acaitar essa ajuda seja a menor e de quem for
- Não tentar dar conta de tudo, marido, filho, casa (pelo menos no ínicio)
- Por mais difícil que parece produre descansar, se tiver alguém na sua casa te ajudando, será melhor ainda porque quando o bebê dormir você pode dormir um pouco também.
- Procure orientação médica se você achar que o caso é mais grave, se pensar em suicídio, não querer cuidar do seu bebê etc.
No meu caso uma amiga me ajudou muito nas conversas, um dia ela me ligou e eu estava chorando, e cada palavra dita nesse dia me ajudou muito nos dias seguintes.
Também tive a ajuda da minha mãeque ficou uns dias aqui em casa e fez as melhores comidinhas desse mundo, e também ajudou nos afazeres da casa, no meu casa olhar para o apartamento e ver ele pelo menos organizado já me acalmava um pouco. E claro que a ajuda do Maridon foi indispensável, ele tirou férias logo na semana que voltei do hospital e ficou 20 dias em casa, deu banho, trocou fraldas e deu mamadeira pra Lívia até de madrugada, foi super parceiro e fez uma super diferença.
Em resumo percebi que muitas recém – mamães passam ou passaram por esse momento, então isso quer dizer que não estamos sozinhas e é mais comum do que imaginamos. Ter ajuda e o apoio da familia é fundamental, mais uma vez reforço aqui, Não exite em pedir ajuda, seja ela qual for. Isso fará muito bem para a nossa recuperação.
Beijinhus
Deixe seu comentário
Categorias: diário de gravidez, Dica do Dia, Gravidez Após os 40, Resenha Feminina, Vida de Casada